Sunday 1 April 2018

Tipos de estratégia de diversificação no gerenciamento estratégico


Gestão Estratégica - Diversificação.


As estratégias de diversificação são utilizadas para ampliar as linhas de produtos da empresa e operar em vários mercados diferentes. As estratégias gerais incluem diversificação concêntrica, horizontal e conglomerada.


Cada estratégia se concentra em um método específico de diversificação. A estratégia concêntrica é utilizada quando uma empresa quer aumentar seu portfólio de produtos para incluir produtos similares produzidos na mesma empresa, a estratégia horizontal é usada quando a empresa quer produzir novos produtos em um mercado similar e a estratégia de diversificação de conglomerados é usada quando uma empresa começa a operar em duas ou mais indústrias não relacionadas.


As estratégias de diversificação ajudam a aumentar a flexibilidade e a manter o lucro durante períodos econômicos lentos.


Warren Buffet em Diversificação.


"A diversificação é proteção contra a ignorância, faz pouco sentido para aqueles que sabem o que estão fazendo".


Diversificação concêntrica.


Uma estratégia de diversificação concêntrica permite que uma empresa adicione produtos similares a um negócio já estabelecido. Por exemplo, quando uma empresa de computadores que produz computadores pessoais usando torres começa a produzir laptops, usa estratégias concêntricas. O conhecimento técnico para novos empreendimentos vem do seu atual campo de funcionários qualificados.


Estratégias de diversificação concêntrica são desenfreadas na indústria de produção de alimentos. Por exemplo, um fabricante de ketchup começa a produzir salsa, usando suas instalações de produção atuais.


Diversificação Horizontal.


A diversificação horizontal permite que uma empresa comece a explorar outras zonas em termos de fabricação de produtos. As empresas dependem da participação de mercado atual de clientes fiéis nesta estratégia. Quando um fabricante de televisão começa a produzir refrigeradores, freezers e lavadoras ou secadoras, ele usa diversificação horizontal.


Uma desvantagem é a dependência da empresa em um grupo de consumidores. A empresa deve alavancar a lealdade da marca associada aos produtos atuais. Isso é perigoso, pois os novos produtos podem não obter o mesmo favor que os outros produtos da empresa.


Diversificação do conglomerado.


Nas estratégias de diversificação de conglomerados, as empresas procurarão entrar em um mercado anteriormente inexplorado. Isso geralmente é feito usando fusões e aquisições.


Entrar em uma nova indústria é altamente perigoso, devido à falta de familiaridade com a nova indústria. A fidelidade da marca também pode ser reduzida quando a qualidade não é gerenciada. No entanto, esta estratégia oferece uma maior flexibilidade para alcançar novos mercados econômicos.


Por exemplo, uma empresa em peças de reparo automotivo pode entrar na indústria de produção de brinquedos. Cada empresa permite uma base mais ampla de clientes. Existe uma oportunidade de renda quando as vendas de uma indústria vacilam.


Diversificação.


A próxima mudança estratégica que uma empresa costuma assumir é a diversificação. Existem diferentes tipos de diversificação.


Diversificação de produtos secundários. Um dos primeiros movimentos de diversificação que são empresas integradas verticalmente é vender subprodutos de pontos ao longo da cadeia da indústria. Mas a empresa não alterou nem a indústria nem o centro de gravidade. Uma dimensão-chave que distingue entre as empresas que seguem essa estratégia é o número de indústrias nas quais os subprodutos são vendidos.


Diversificação relacionada. Diversificação relacionada é uma mudança estratégica em que a empresa move sua indústria básica para outras indústrias que estão relacionadas ao setor principal. A posição aqui colocada é que a relação tem duas dimensões: 1. um é o grau em que a nova indústria está relacionada à indústria central; 2. O outro - mais importante - é o grau em que a empresa opera no mesmo centro de gravidade no novo setor.


A diversificação relacionada é uma mudança estratégica em que a empresa se diversifica entrando em uma nova indústria, mas sempre entra nos negócios nesse setor no mesmo centro de gravidade. É necessária uma apreciação do grau de relação para estimar a quantidade de mudança estratégica que está sendo tentada. Uma escala de relacionamentos poderia ser construída listando os aspectos funcionais de qualquer negócio, como tecnologia de processo, tecnologia de produtos, desenvolvimento de produtos, compras, montagem, embalagem, transporte, gerenciamento de inventário, qualidade, relações laborais, distribuição, venda, promoção, publicidade , consumidor / cliente, hábitos de compra, capital de giro e crédito.


A magnitude do problema de implementação da estratégia é diretamente proporcional à quantidade de relação no movimento de diversificação. Quanto menor a diversificação, maior a dificuldade de implementação da estratégia e maior a probabilidade de aquisição versus crescimento interno.


Diversificação intermediária. Entre os diversificadores relacionados e não relacionados são um grande número de empresas cujos negócios estão ligados um pouco, mas operam em vários centros de gravidade. A hipótese da mudança estratégica é ser mais difícil porque envolve o gerenciamento de empresas com diferentes centros de gravidade. A empresa deve aprender não apenas novos negócios, mas também novas formas de fazer negócios.


Train de Estratégia.


Treinamento Estratégico de Desenvolvimento de Pequenas Empresas.


7.1.1 Tipos de Diversificação.


A diversificação é uma abordagem estratégica que adota diferentes formas. Dependendo dos critérios aplicados, existem classificações diferentes.


Dependendo da direção da diversificação da empresa, os diferentes tipos são:


adquirindo ou desenvolvendo novos produtos ou oferecendo novos serviços que possam atrair os atuais grupos de clientes da empresa. Neste caso, a empresa conta com vendas e relações tecnológicas com as linhas de produtos existentes. Por exemplo, uma láctea, produzir queijo adiciona um novo tipo de queijo aos seus produtos. Diversificação Vertical.


ocorre quando a empresa volta às etapas anteriores do seu ciclo de produção ou avança para fases subseqüentes do mesmo ciclo - produção de matérias-primas ou distribuição do produto final. Por exemplo, se você tem uma empresa que faz reconstrução de casas e escritórios e você começa a vender tintas e outros materiais de construção para uso neste negócio. Este tipo de diversificação também pode garantir um fornecimento regular de materiais com melhor qualidade e preços mais baixos. Diversificação concêntrica.


ampliando o portfólio de produção adicionando novos produtos com o objetivo de utilizar plenamente o potencial das tecnologias existentes e do sistema de comercialização. A diversificação concêntrica pode ser muito mais eficiente financeiramente como uma estratégia, uma vez que o negócio pode se beneficiar de algumas sinergias neste modelo de diversificação. Pode impor alguns investimentos relacionados à modernização ou atualização dos processos ou sistemas existentes. Este tipo de diversificação é freqüentemente usado por pequenos produtores de bens de consumo, e. Uma padaria começa a produzir pastéis ou produtos de massa. Diversificação heterogênea (conglomerada).


está se movendo para novos produtos ou serviços que não têm nenhuma relação tecnológica ou comercial com produtos atuais, equipamentos, canais de distribuição, mas que podem atrair novos grupos de clientes. O principal motivo por trás desse tipo de diversificação é o alto retorno dos investimentos no novo setor. Além disso, a decisão de participar desse tipo de diversificação pode levar a oportunidades adicionais indiretamente relacionadas ao desenvolvimento das principais empresas comerciais - acesso a novas tecnologias, oportunidades para parcerias estratégicas, etc. Diversificação corporativa.


envolve a produção de bens não relacionados, mas definitivamente lucrativos. Muitas vezes, está vinculado a grandes investimentos, onde também pode haver altos retornos.


Definição de Estratégia de Diversificação | Tipos de Estratégias de Diversificação.


A estratégia de diversificação provavelmente ocorre, quando empresas ou organizações empresariais introduzem um novo produto no mercado. Essas estratégias são conhecidas como estratégias de diversificação. Existem três tipos de estratégias de diversificação.


Tipos de estratégia de diversificação.


Estratégias de diversificação concêntrica Estratégias de diversificação horizontal Estratégias de diversificação de conglomerados.


A estratégia de diversificação minimiza o risco de perda em uma organização empresarial dividindo geograficamente diferentes categorias de produtos em diferentes mercados. No início de 1960 & # 8217; s & amp; 1970, há um rápido crescimento na diversificação de negócios. Mas com o passar dos tempos tornou-se difícil administrar atividades muito diversificadas de organização empresarial. Mesmo nos últimos anos, é bastante difícil para qualquer organização de negócios operar em modo de diversificação porque há uma série de requisitos diferentes que devem ser considerados pela organização empresarial.


Estratégia de diversificação concêntrica:


A introdução de produtos novos mas relacionados nos novos mercados é considerada como estratégia de diversificação concêntrica. Por exemplo, a AT & amp; T Company na América está envolvida na aplicação da estratégia de diversificação concêntrica, adicionando linhas de cabo para serviços rápidos de internet em todo o país. O produto anterior da empresa foi linha telefônica, mas gasta US $ 120 bilhões pela aquisição de televisão a cabo. Desta forma, a AT & amp; T trabalha em conjunto com a America Online (AOL) para fornecer acesso à internet por cabo aos clientes da AOL.


Diretrizes para Diversificação Concêntrica:


Existem certas condições favoráveis ​​à aplicação da estratégia de diversificação concêntrica. Para este fim a seguir estão algumas das diretrizes que especificam a eficácia da estratégia de diversificação concêntrica.


É mais saudável para a organização empresarial competir na indústria onde não há crescimento lento ou lento. A venda de produtos atuais é aprimorada pela adição de produtos novos, mas relacionados, no conjunto de organizações empresariais. Quando novo e Os produtos relacionados são introduzidos, estes devem ser oferecidos a preços competitivos razoáveis. Em certas condições, quando os produtos atuais estão passando pela fase decrescente do ciclo de vida do desenvolvimento do produto, é bastante viável adicionar novos produtos relacionados em novos mercados. A equipe de gerenciamento do A organização deve ser suficientemente forte Estratégia de diversificação do conglomerado:


As estratégias de diversificação incluem diversificação de conglomerados em que novos produtos são adicionados no grupo da organização empresarial que não estão relacionados aos existentes. Existem certas organizações que estão envolvidas na diversificação do conglomerado com base na expectativa de que eles podem ganhar lucro adquirindo outra empresa e quebrando & amp; vendendo suas partes de forma fragmentada.


Diretrizes para a diversificação de conglomerados:


Em determinadas situações, a estratégia de diversificação de conglomerados torna-se efetiva o suficiente para ser perseguida pela organização. A seguir estão algumas das diretrizes que são viáveis ​​para esta estratégia.


Quando as vendas & amp; os lucros estão a diminuir anualmente. Existe suficiente gestão e Talentos de capital possuídos pela organização para competir na nova indústria com sucesso Há empresas adquiridas e adquirentes e ambas têm sinergia financeira Em situações em que há saturação completa para os mercados atuais dos produtos atuais Estratégia de Diversificação Horizontal:


A diversificação horizontal ocorre quando o novo & amp; Produtos não relacionados são fornecidos aos clientes existentes. A estratégia de diversificação horizontal é menos arriscada do que a diversificação de conglomerados devido ao fato de que os clientes atuais da organização já estão expostos.


Diretrizes para a diversificação horizontal:


Existem certas situações em que a estratégia de diversificação horizontal é muito eficaz pela organização. Seguem-se algumas das orientações a este respeito.


Quando novo & amp; produtos não relacionados são adicionados com os existentes, a receita dos produtos existentes aumenta significativamente. O setor que possui margens baixas e amp; retorna e é altamente competitivo Os novos produtos são comercializados para os clientes atuais, embora os canais de distribuição atuais Existem padrões de vendas de natureza anticíclica dos novos produtos em comparação com os produtos atuais.


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